Amigos2.jpg
O PROJETO

O Projeto Travessias realiza ações contínuas no ambiente escolar para combater o racismo estrutural, por meio da sensibilização da comunidade, da valorização da cultura e história afro-brasileira e indígena no currículo e do aumento da representatividade negra entre alunos, educadores e cargos de gestão. 

 

Por meio de sua associação sem fins lucrativos, o projeto implementa um programa de bolsas de estudo na Escola Vera Cruz e auxílio financeiro de permanência para crianças e adolescentes pretos, pardos e indígenas de baixa renda e renda intermediária.

 

O Projeto Travessias, dessa forma, contribui para transformar a situação histórica de segregação e desigualdade social criada pelo racismo, rumo aos benefícios da convivência na diversidade.
 

O aumento da presença negra e indígena dentro das escolas de maioria branca traz novos aprendizados para o espaço escolar, desconstruindo a normatização do branco como “homem universal” e propiciando a conscientização sobre a branquitude – avanços imprescindíveis no combate ao racismo estrutural. Tal movimento precisa acontecer nas escolas particulares. E não seria diferente no Vera Cruz, uma instituição educacional particular de excelência, que tem como um dos pilares de seu projeto político-pedagógico a valorização da diversidade.


O trato pedagógico da diversidade, sobretudo a racial, é um direito de todos e um dever das escolas que visam contribuir para formação cidadã em um país democrático. Além da aplicação das Leis 10.639 (2003) e 11.645 (2008), que tornam obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena, é fundamental valorizar a presença e a cultura não branca no corpo docente e discente, bem como no currículo e na comunidade escolar. 
 
Vivenciar, em contexto de aprendizagem, um ambiente diverso, culturalmente rico e historicamente necessário, trará para dentro da sala de aula as diferentes realidades étnico-sociais brasileiras. Só assim, com verdadeiro autoconhecimento — adquirido na relação com o outro — e entendimento sobre o papel histórico do racismo em nossa sociedade, poderemos formar cidadãos comprometidos com a transformação social.

Ações

Visando a transformação do futuro e a dessegregação na Escola a fim de construir uma sociedade mais justa, o Projeto Travessias atua nas seguintes ações:

1. sensibilização e letramento sobre a questão racial para a comunidade escolar, incluindo famílias, profissionais e alunos da Escola;

2. aprofundamento da questão racial em sala de aula, por meio da valorização da história e cultura afro-brasileira e indígena e de uma educação com vínculo e afeto entre pares;

3. implementação de políticas afirmativas de contratação de funcionários, visando o aumento da representatividade de profissionais pretos, pardos e indígenas entre professores, coordenadores e orientadores; e 

4. implementação de programa de bolsas de estudo, promovendo, com a Escola, a integração dos alunos e de suas famílias à comunidade escolar.

Bolsistas e apoio oferecido

A Associação Travessias prestará apoio financeiro aos bolsistas, para transporte, alimentação, uniforme, material e passeios pedagógicos. Nosso propósito é garantir a integração completa dos alunos e de suas famílias à comunidade escolar. Estão abertas 18 vagas para alunos com 5 anos completos ou a completar até 31 de março de 2021, para ingressar no ano letivo de 2021 no Grupo 5 (G5). Esse número foi calculado considerando três bolsistas por sala. É premissa do projeto não atuar com casos isolados de bolsistas, para que eles possam formar uma rede de apoio. Nossa meta é atingir 20% de alunos bolsistas na Escola Vera Cruz em 10 anos. De um ano a outro, porém, a disponibilidade de novas vagas pode variar dependendo da capacidade de captação financeira da Associação e de um acordo com a Escola Vera Cruz. A seleção de alunos bolsistas ocorrerá por meio de edital público com critérios objetivos e subjetivos (autodeclaração étnica, renda, proximidade geográfica da Escola, presença de irmãos na Escola, avaliação do engajamento da família com a educação dos filhos e com o projeto político-pedagógico do Vera).

Financiamento
 A Associação Travessias, por sua vez, será financiada por meio de: doações provenientes da comunidade de famílias e ex-alunos, de modo recorrente ou esporádico; pessoas interessadas na causa; empresas, ONGs, instituições de fomento, dentre outros doadores que acreditam que a transformação da sociedade se inicia na sala de aula.

Screen Shot 2020-10-26 at 15.44.39.png